Os erros na Gestão de Equipes.

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O jeito que você vê sua empresa é o mesmo jeito que seus clientes a veem?
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Quando você vende, você não apenas “vende”.
8 de março de 2017

Passamos a algum tempo por uma febre no Brasil onde tudo estava voltado para Liderança.
Gestão de Liderança, MBA em Liderança, Workshop de Liderança, pílula mágica da Liderança…

Se aprimorar é extremamente importante para gerenciar equipes. O que não faltam são cursos, livros, vídeos no Youtube e tantos outros materiais. Mas por diversas vezes e com tantas tarefas do dia a dia, você pode se esquecer de passos simples que podem extrair o melhor do seu pessoal e aumentar os resultados, tanto para eles como para a empresa.

Quando falamos de empresa, falamos de pessoas. Logo quando falamos de equipes, adivinha? Exatamente. Por mais que existam centenas de técnicas e ferramentas, e muitas dessas ensinamos e implantamos nas empresas onde realizamos treinamento, percebemos ao longo de nossa jornada que existem várias falhas e que muitas vezes são simples, mas que quando corrigidas, provocam uma mudança imensa no dia a dia dos colaboradores e até mesmo na vida dos clientes.

Alguns dos erros na Gestão de Equipes provocam desconforto entre todos os colaboradores, insatisfação, vendas baixas, perda de clientes, elevação de stress e tantas outras coisas que daria uma enciclopédia de falar aqui.

Um desses erros ocorre justamente quando o Gestor desconhece sua equipe.
“O que? Como assim? Eu sei o nome de todos!” Nós sabemos que você deve ter pensando assim, mas se faça as seguintes perguntas: Eu conheço o que verdadeiramente motiva cada um dos meus colaboradores? Conheço seus sonhos, seus medos, suas necessidades? Sei suas fraquezas e os pontos que podem melhorar para desempenhar melhor na empresa? Tenho reconhecido cada um deles da maneira que querem ser reconhecidos? Converso com cada um separadamente ou faço reuniões gerais?

Conhecer sua equipe garante que você compreenda cada como um indivíduo que tem suas limitações, seus pontos fortes, seus motivos pessoais para estarem trabalhando, suas dores…

Quando o gestor se propõe a isso, consegue em pequenos minutos incentivar e motivar aquele vendedor que anda cabisbaixo e com vontade de largar o trabalho. Mais do que isso, consegue tirar o melhor dessa pessoa, fazendo com que não somente ele ganhe, mas a empresa como um todo.

Cada membro de sua equipe possui Objetivos e Sonhos diferentes. Cada um tem sua maneira de trabalhar e alguma dificuldade a ser melhorada. Se tratar todos os membros como um único ser, você acertará em algumas reuniões mas falhará em várias delas.

Para João, a segurança e a família são extremamente importantes e por isso prezam por chegar o mais rápido que pode em casa. Mas para garantir a segurança de todos e a própria, tem um grande receio de assumir um cargo maior ou uma carteira nova de clientes.

Já a Andréia, tem como objetivo viajar o mundo e por isso trabalha com muito afinco para poder juntar o máximo que pode afim de montar as malas o quantos antes e meter o pé na estrada.

Percebe como cada um tem suas metas particulares e jeito de ver o mundo? Não adianta falar árabe pra quem só sabe espanhol.

Quando os gestores tratam a todos como uma massa homogênea, dificilmente os membros da equipe se motivarão e evoluirão.

Uma outra verdade é que cada um funciona de uma maneira. Algumas pessoas são mais visuais, outras auditivas e temos também as sinestésicas.

Cada perfil desses utiliza um tipo de linguagem, uma velocidade de aprendizado e até mesmo produtividade.

Os visuais são mais enérgicos, rápidos, falam mais alto e de maneira mais acelerada.
Os auditivos prestam mais atenção ao que você fala e seu tom de voz. São mais pensativos, falam de maneira mais branda e serena.
Os sinestésicos sentem muitos mais. Para eles, aquela questão de “clima pesado” é realmente muito pesado. E saiba também que eles precisam sentir, apalpar as coisas, ter contato físico com as pessoas.

Interessante, não é mesmo? Se você conhecer o perfil de cada um, poderá se comunicar muito melhor com eles e com toda certeza a frase “Missão dada é missão cumprida”, se tornará mais real do que a fala no filme Tropa de Elite.

Outra questão que não podemos deixar fora desse texto é o Reconhecimento.
Todos nós procuramos reconhecimento em nossas ações, mas isso não quer dizer que premiações, medalhas e uma plaquinha de funcionário do mês tenha o mesmo valor para todos.

Quando você conhece cada membro da sua equipe, percebe que algumas campanhas comerciais fazem sentido para alguns colaboradores mas para outros não tem o mínimo sentido ou valor. Em resumo: a medalha dourada e o Liquidificador Walita, não fazem a mínima diferença. Alguns querem o dinheiro em espécie, outros querem viagens, outros ainda precisam de ter a foto estampada na parede e nas redes sociais da empresa.

É claro que pode parecer impossível fazer uma campanha interna de premiações com tantos prêmios distintos, mas uma vez que você conhece corretamente sua equipe e se abre o diálogo, encontrará os reconhecimentos mais comuns de sua equipe, o que ainda é melhor do que oferecer o que você acha que é bom por nunca ter conversado com cada colaborador seu.

Uma ressalva: Se você premiará sua equipe com algum produto como um iPhone novo e percebe que alguns não vem valor nenhum isso e querem realmente o dinheiro, apenas mencione que eles podem vender o aparelho e fazer uma boa quantia com isso e gastar como quiserem. Parece óbvio mas tem pessoas que infelizmente precisam de uma visão externa para ver outros caminhos que você consegue visualizar com clareza.

Se você compreender que sua equipe é feita de pessoas com motivos, sonhos e necessidades específicas, perfis comportamentais e necessidade de reconhecimento particulares, conseguirá falar a língua de cada um e transformar a sua comunicação como gestor em uma poderosa ferramenta de liderança.
Aproveite bem esses tópicos e comece hoje a conhecer cada membro de sua equipe.
Temos certeza que isso fará uma diferença tremenda para eles, para você e a empresa toda.

E já sabe, se precisar de uma verdadeira ajuda para otimizar a sua Gestão de Equipes, basta entrar em contato. Será um prazer enorme unir o nosso conhecimento ao seu.

Um grande abraço da equipe OL2.

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